segunda-feira, junho 10, 2013

Planejando um intercâmbio: 1 ano antes

Eu já tava com vontade de fazer esse post há algum tempo, mas faltava a disposição de sentar e escrever. Para não ficar um post absurdo de gigante eu decidi dividi-lo em três posts (que provavelmente vão ser grandes). Como para planejar um intercâmbio a maior regra que eu posso dar é se organizar, nada melhor do que começar os posts para o planejamento assim, né?


Como muitos sabem eu passei oito meses de 2012 em Vancouver no Canadá, então eu tenho uma certa experiência no planejamento de uma viagem dessas. Lógico que eu não sou profissional e é muito bom você ter uma empresa ou um agente de confiança para te ajudar em muitos aspectos, como a documentação, compra de pacotes, passagens além de dicas gerais sobre o seu destino o que você precisa e tal. Mas também é delicioso colocar a mão na massa e ver seu sonho se tornar realidade e ir sendo moldado com a sua ajuda. Antes de viajar eu passava horas pesquisando na internet, colhendo o máximo de informações possíveis, falando com quem já tinha viajado e tudo mais. E hoje em dia, eu sou a pessoa que meus amigos consultam e eu adoro dar essa ajuda a eles, então eu decidi vir aqui e poder ajudar você que quer fazer uma viagem e que quer avaliar e quem já está para viajar mas quer ter todas as informações que puder! Eu entendo, been there done that.

Muitos sites dão dicas e conselhos para intercâmbio e viagens em geral, mas às vezes é bom ler de uma maneira mais próxima como se você realmente estivesse conversando com alguém que viajou. E nesses posts essa é a minha intenção. A divisão entre eles vai ser a seguinte: 1 ano antes da viagem, 1 mês antes e 1 semana antes. Lógico que você não precisa seguir ao pé da letra, principalmente esse primeiro post quanto tempo você tiver a mais melhor, se você tiver menos tempo você também consegue fazer, só que algumas decisões serão tomadas mais rapidamente e você possivelmente irá fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. O que não tem o menor problema, muitas das minhas decisões foram feitas super rapidamente e até mesmo na pressa.

Então vamos começar? Ótimo. Então você decidiu que quer fazer um intercâmbio, está super empolgado e eu fico feliz por você, é uma experiência linda. Uma vez eu li que quem diz que a infância é a melhor fase da vida diz isso porque nunca fez um intercâmbio. E não poderia ser mais verdade, as lembranças que você vai ter ninguém te tira, não importa quanto tempo você passe fora. Mas nem tudo é um mar de rosas, problemas podem acontecer, acredite, mas você tem que estar preparado para lidar com eles e na maior parte do tempo você terá que resolver sozinho, eu sei que sua família vai te ajudar no que puder, mas certas coisas você não pode pedir pra sua mãe resolver por você, por mais conselhos que eles tenham te dado você vai ter que encarar por conta própria. É por isso que essa hora do planejamento é tão importante, pra você ver tudo sendo feito e saber de tudo por dentro, não adianta seus pais deixarem tudo pronto pra você e você só ir, não é assim. Lembra quando você era pequeno e sonhava em ser adulto? Essa é a hora, mesmo se você for mesmo um adulto, lembre-se que se esse sonho é seu é você que tem que realizar.

Muita gente pensa que fazer intercâmbio e muito caro e desiste por aí. Mas não é bem assim, eu sei que para fazer você tem que gastar um bom dinheiro, então agora é a hora de avaliar sua renda.



Avaliando sua renda:

Quanto dinheiro eu tenho?
Pare e pense: você tem quanto dinheiro hoje? Tirando os gastos de sempre como contas e alimentação o que sobra é uma boa quantia? Quem vai pagar a viagem? Você sozinho ou sua família vai te ajudar? No meu caso, quem pagou foram os meus pais, pois eu não trabalhava e mal tinha dinheiro pra xerox da faculdade, imagina para morar no Canadá! Eu não vou dizer quanto eu gastei por vários motivos: como eu passei oito meses fora as coisas foram sendo pagas ao longo desses meses e tudo depende do pacote que você vai fazer, mas isso a gente vai conversar mais na frente. Um bom site que eu achei preparando esse post foi esse aqui dando dicas para gerenciar seus gastos.

Quanto eu gasto mensalmente que eu posso economizar?
Admitam para mim: muita coisa que você gasta você não precisava tanto assim, certo? Se você decidiu fazer uma viagem cada centavo economizado conta. Eu nunca fui muito de ir para balada e tal, mas eu reduzi as minhas saídas um pouco. Não to falando para você virar um forever alone e esquecer dos seus amigos, negativo! Seus amigos são muito importantes nesse momento. Se já é o máximo dividir com eles sua alegria numa tarde de video games, imagina dividir o planejamento de uma viagem? Eu não perguntei pros meus amigos, mas eu sei que em alguns momentos eu devo ter ficado um saco só falando do Canadá, mas eles foram uns amores e me ouviam e até me ajudavam ou perguntavam como iam as coisas. E isso foi fundamental para mim, às vezes bate a dúvida se o que você ta fazendo é certo e ter seus amigos ali ajuda muito. Sem contar que quando voltar você traz presentes para eles! Eles tem mais é que te apoiar. HAHAHAHAHA. Piadinhas à parte, converse com eles e diga que não dá pra você gastar fortunas todo fim de semana. Então se você vai no cinema no sábado, economiza no lanche, divide a pipoca com alguém e no outro dia marca uma tarde de jogos em casa. O dinheiro vai sendo economizado e você nem percebe.

Depois da parte chata de pensar no dinheiro, vem a parte mais legal de todas:


Destino:

Para onde você vai?
Faça uma lista de lugares que você quer conhecer, a minha era (e ainda é) gigante, mas pelo menos eu consegui riscar um lugarzinho. Para planejar o seu intercâmbio essas perguntas que eu to colocando aqui devem ser respondidas como um todo, pois tudo está relacionado e uma coisa depende da outra, vocês vão entender.

Como é o clima?
De acordo com os lugares que você quer ir, analise o clima de cada um: você vai fazer sauna humana? Ou vai brincar de ser pinguim? O clima não precisa ser igual ao que você vive, mas tem que ser algo que você consiga tolerar, senão de nada adianta fazer a viagem e querer ficar em casa pelo ar condicionado ou pelo aquecedor. Pesquisa no google se chove muito, se o ar é muito seco, os dias são compridos ou curtos? Em Vancouver, por exemplo, os dias no inverno são curtos e os do verão são bem longos. Então se você tem pouco tempo disponível para viajar o verão de lá é ideal! Sol brilhando até as nove da noite, nada de chuva e sem contar que várias atividades diferentes surgem no verão.

O fuso horário é muito diferente?
Esse é um ponto que parece meio desnecessário, mas é bem importante na verdade. Saber a diferença de horas te ajuda para quando você for querer se adaptar antes da viagem, para passar o mínimo possível sofrendo de jet lag. Além do fato que para conversar com seus amigos e família é bom ter uma noção da hora que você precisa estar online lá e eles aqui. Na maior parte da minha viagem a diferença era de quatro horas, então por volta 17:30 eu tentava entrar no skype e aqui era umas 21:30, então eu conseguia falar bastante com meus pais e não causar problemas cardíacos em ninguém aqui. Mas mesmo se o horário for muito diferente, você pode mandar uma mensagem pelo facebook ou um e-mail avisando que ta vivo. Eu fiz muito isso.

Qual a documentação necessária?
Essa parte é chata, mas sem ela você fica parado no aeroporto com cara de palhaço. Então avalie bem antes: que documentos eu preciso? Passaporte? Visto? Tem que fazer exame médico? Tem que tomar vacina? Nessa hora ter uma agência que possa te ajudar é fundamental, eles já sabem tudo que tem que ser feito e te ajudam e te lembram de tudo para você realizar essa viagem. A minha agente de viagem me ajudou de uma maneira que ela não tem ideia! Eu só precisava ir nos lugares pegar os documentos e mandar para ela que o resto ela resolvia. Eu não precisei nem entrar em contato com o consulado canadense, ela fez tudo por mim. Mas lógico, que certas coisas eu que tinha que ir, como para emitir o passaporte e fazer exames médicos. No Canadá se você fica acima de seis meses você tem que fazer exames médicos com um médico conveniado que vai mandar os seus exames e a avaliação dele direto pro consulado. A listinha de médicos, foi a minha agente que me mandou, eu só liguei marquei e fui lá fazer os exames todos.

Até agora você já tem uma noção de quanto dinheiro você tem e os lugares que você quer que carimbem seu passaporte, mas tem que pensar no calendário.


Período fora:

Indo pro lugar X, meus gastos permitem quanto tempo?
Às vezes um lugar que você quer muito ir não cabe no seu gasto pelo tempo que você gostaria. Meu caso: eu queria ir para Londres ou pro Canadá, mas meu pai fez as contas e viu que o que eu gastaria em um mês em Londres daria três meses no Canadá. Como eu queria ficar o máximo de tempo possível, o Canadá foi a escolha, mas ainda nessa vida eu vou dar uma visita na plataforma 9 3/4 e dar um oi pra rainha.

Quanto tempo eu posso ficar fora sem prejudicar minha vida no Brasil?
Querer ficar longe é fácil, poder ficar é outra história. Essa é a hora de ver se você pode usar as suas férias do trabalho ou da faculdade, ou se você vai chutar o balde e largar tudo aqui para ir. O meu é fácil saber qual é, né? hahahaha. Sim, eu tranquei a faculdade e fui. Cabia no meu orçamento e eu considerei a viagem como um investimento muito bom em mim mesma para deixar passar. Fazer isso na faculdade é mais fácil, você tranca, vai e depois quando volta é só dar continuidade na vida. Mas também vi muita gente por lá que não tava satisfeita no emprego aqui, pediu demissão, juntou suas finanças e foi. Muitas dessas pessoas agora que voltaram conseguiram oportunidades melhores do que as de antes de viajar. Então tudo é pensar e se organizar.


Dicas gerais:

O que eu vou falar agora se encaixa fechando esse quebra-cabeça que é planejar a viagem. Como eu disse anteriormente, tudo tem que ser pensado como um todo, mas como não é possível fazer um post assim eu tive que dar uma organizada nas ideias, né? As decisões vão sendo tomadas meio que simultaneamente (menos a parte da renda, ela tem que ser o primeiro a ser conversado). Mas não podemos esquecer de analisar o que você quer. Você que estudar? Ou só trabalhar? Ou os dois? Alguns países não permitem que você trabalhe por menos que uma quantidade X de meses. No Canadá por exemplo: se você estuda e trabalha, o seu tempo de trabalho TEM QUE SER menor que o de estudos (legalmente falando, ta? tem gente que fica na ilegalidade, mas ai é seu risco!), outros países você só pode trabalhar se for ficar por mais de seis meses, eu acho. Para estudar no Canadá você pode ficar o tempo que quiser, depende da escola que você quer ir (assunto pro seu agente de viagem). Outra coisa pra pensar é como anda a cotação do seu destino? A variação da moeda é segura? Ou ela ta oscilando que nem bolinha de pingue-pongue? Isso é importantíssimo! Um belo dia você pode estar lá lindo e belo se sentindo o Eike Batista e dois dias depois você ta comendo congelado de $0,99 e fim. Mesmo durante a viagem você tem que se preocupar com isso. Eu levei um cartão de crédito que a minha família deposita um valor pra mim e dois dias depois caia pra mim na conversão do dia que ela depositou, e isso ajudava (quando ela não tinha que mandar correndo por que eu tava falida comendo os tais congelados de $0,99 e perto de ter que pagar o aluguel). E por fim do planejamento de um ano antes: onde você quer morar? Casa de família? Com amigos? Você tem algum parente que possa te receber no seu lugar de destino? A escola que você vai tem dormitório? Isso o seu agente te ajuda de acordo com os pacotes que você quer ou que a sua escola oferece.


Gente, é isso por hoje. Espero que tenha sido de alguma ajuda, qualquer dúvida pode me perguntar, por mais maluca que possa parecer, acredite é normal. É uma viagem muito grande para não pensar em doideiras. Em breve eu volto com os outros planejamentos.

x.o.x.o

Um comentário:

Matteus disse...

muito boas as dicas, parabéns,
beijos...