quinta-feira, janeiro 31, 2013

Rainha da Cozinha: Panqueca Americana (receita do Jamie Oliver)

De volta com receitinhas e dessa vez é uma do Jamie Oliver (amo, amo, amo). Meus amigos quando dormem aqui em casa adoram quando eu faço panquecas, sabe aquelas típicas de filme americano bem gordinhas? Exatamente. Muita gente tem o mito na cabeça que elas são difíceis de serem preparadas, mas galera é muito fácil.

                 
Uma delas ficou meio escura, pois na rodada dela tinha muita manteiga na omeleteira (culpa do sono que eu tava sentindo na hora que preparei). A receita do Jamie Oliver rende umas quatro panquecas médias ou menos se você fizer elas mais gordinhas (sempre tem uma minha que sai gorda, normalmente a última - na minha cabeça a massa que sempre fica vai ser pouca pra fazer uma nova panqueca então eu junto naquela e fica uma mais gordinha, eu amo).


Eu tirei algumas fotos da receita no livro e das panquecas só quando elas estavam prontas. Eu não acho o processo das panquecas muito difícil e nem interessante para ser fotografado. Ah, no livro o Jamie Oliver faz as panquecas e coloca manga e iogurte como "cobertura", mas dá pra colocar qualquer coisa. Sério, meus amigos já fizeram vários experimentos de o que combina com as panquecas, querem exemplos? Então ta, lá vai: manteiga, requeijão, iogurte, calda de chocolate para sorvete, calda de caramelo, calda de chocolate e caramelo juntas, nutella, doce de leite, sorvete, tudo. Salgado ou doce, tudo já passou por cima das nossas panquecas. Agora sem mais enrolações vamos a receita.


Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo fermentada;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 ovo;
  • uma pitada de sal;
  • fermento, se a sua farinha é da comum;
  • manteiga, eu uso margarina


Modo de preparo:

Bata todos os itens da lista, exceto a manteiga, até obter uma massa homogênea. Coloque a frigideira ou a omeleteira em fogo médio com um pouco de manteiga. Quando a frigideira estiver quente despeje uma concha de massa nela (uma concha dá uma panqueca). Detalhe: o Jamie consegue colocar mais de uma panqueca por frigideira, eu já tentei e não consigo então eu faço uma por vez na omeleteira pequena que eu tenho. Cozinhe por 1 a 2 minutos e use uma espátula (ou vire a omeleteira depois de ter passado manteiga no outro lado também) para virar assim que começar a dourar o fundo e criar bolhas na superfície. Quando os dois lados estiverem cozidos, coloque a panqueca num prato, seque a frigideira com um papel toalha, adicione o resto da manteiga e continue até que toda a massa tenha sido utilizada. No meu processo a manteiga faz duas panquecas já que como eu uso a omeleteira eu não gasto a manteiga em um único lado, mas na hora da terceira panqueca eu tenho que colocar mais manteiga se não agarra e ai é uma tristeza. Então varia pouco no processo dependendo do que você usa para fazer suas panquecas.

Rende 4 panquecas médias para serem servidas imediatamente com a mesa repleta de acompanhamentos.
Agora algumas fotos da receita no livro. O livro dele que eu tenho é o Revolução na Cozinha, ótimo para iniciantes o único problema é que alguns ingredientes não são tão fáceis de achar aqui já que o Jamie é britânico e ele adora usar um limão siciliano (minha mãe sofre já que toda receita dele tem um e eu não aceito fazer sem, e no Brasil ele não é tão barato quanto o limão verdinho).







É isso, queridos. Se tentarem fazer a receita me contem ou se tiverem alguma dúvida é só deixar nos comentários, eu pretendo postar mais receitas do livro que eu faço (em breve eu devo fazer a de uma sobremesa que todo mundo quando prova se apaixona, é meu sucesso garantido). Se alguém quiser saber mais sobre o livro eu posso fazer um post sobre ele.
x.o.x.o

Nenhum comentário: